metropoles.com

Planalto confirma início do horário de verão para 4 de novembro

No começo de outubro, governo anunciou que adiaria medida para 18 de novembro a fim de atender pedido do Ministério da Educação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil/Arquivo
Imagem colorida de relógio para o horário de verão
1 de 1 Imagem colorida de relógio para o horário de verão - Foto: Agência Brasil/Arquivo

O presidente Michel Temer recuou e decidiu manter o início do horário de verão para 4 de novembro, quando os relógios serão adiantados em uma hora em algumas regiões do país. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira (15/10). A justificativa da decisão, no entanto, não foi apresentada.

No início de outubro, o governo anunciou que adiaria o horário de verão para 18 de novembro a fim de atender a um pedido do Ministério da Educação por causa da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dois primeiros domingos de novembro – 4 e 11. O MEC argumentou que candidatos podem perder o exame com a alteração do horário no mesmo dia da mudança dos relógios.

Desde então, o governo passou a ser pressionado a retomar a data original, principalmente pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as maiores empresas áreas do Brasil. A entidade argumentou que a mudança poderia afetar cerca de 42 mil voos.

“Essa mudança trará sérias consequências para o planejamento da operação aérea e, consequentemente, para os consumidores com volume expressivo de passageiros podendo perder voos, pois os bilhetes foram adquiridos com antecedência”, disse.

Um eventual adiamento para o dia 18 representaria a segunda mudança de data do horário de verão. A primeira foi devido ao segundo turno das eleições, que ocorre no dia 28 de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?