Planalto confirma ida de Lula a Angola, após cúpula dos Brics
Presidente deve esticar viagem ao continente africano durante participação na reunião de Cúpula na África do Sul, no fim de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma visita a Luanda, capital da Angola, em 25 e 26 de agosto, após deixar a África do Sul. O mandatário brasileiro desembarca no continente africano para participar da Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), entre 22 e 24 de agosto.
Conforme adiantou a coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, Lula desembarca em Luanda para um encontro bilateral com o presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, que veio à posse do petista, mas não conseguiu se reunir com ele, gerando um incidente diplomático.
Na ocasião, em 3 de janeiro, o Itamaraty cancelou a reunião de Lula com Gonçalves Lourenço, devido ao excesso de encontros bilaterais que o presidente vinha tendo desde a posse.
O objetivo era remarcar para o dia seguinte, mas a falta de explicação irritou o angolano, que decidiu antecipar sua volta para Luanda.
Em seguida, Lula deve participar, em 27 de agosto, da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro acontece em São Tomé e Príncipe, e Lula confirmou sua ida em recente passagem pela ilha africana de Cabo Verde.
Ainda não há confirmações se o tour será estendido para outros países africanos. Mas há convites, além de Angola, da Nigéria e Moçambique.