metropoles.com

PL do Veneno: comissão do Senado adia votação após pedido de vista

PL do Veneno é alvo de uma série de críticas de entidades de conservação ambiental por afrouxar regras de importação de agrotóxicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de trabalhador rural aplicando agrotóxico
1 de 1 Imagem colorida de trabalhador rural aplicando agrotóxico - Foto: iStock

A Comissão do Meio Ambiente (CMA) do Senado adiou, nesta quarta-feira (27/9), a votação do Projeto de Lei (PL) 1459/22, o PL do Veneno, após um pedido de vista de parlamentares ligados à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O texto, que tem relatoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), tramita há mais de 20 anos no Congresso Nacional. A matéria recebeu uma série de alterações ao longo dos anos e tem como objetivo revogar a Lei dos Agrotóxicos.

O PL é alvo de uma série de críticas de entidades de conservação ambiental por afrouxar regras para pesquisa, experimentação, produção, comercialização, importação, exportação, embalagens e destinação final de pesticidas no Brasil.

Nas últimas semanas, a base governista e parlamentares ligados ao agro, como a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), têm articulado um acordo para chegar a um consenso sobre a matéria.

Após o pedido de vista, Fabiano Contarato ressaltou que espera manter os acordos firmados com a oposição para aprovar o texto na próxima semana. “Mantenhamos esse acordo daquilo que foi construído e votamos este relatório na semana que vem na certeza que estamos dando um grande passo”, disse.

A expectativa da bancada do agro é de que o texto seja levado ao Plenário em breve. “A aprovação desse PL, espero que seja na próxima reunião, que nós possamos aprová-lo e depois ir para plenário. Ganha o Brasil, ganha a segurança alimentar do Brasil e do mundo, ganham os produtores rurais”, pontuou Tereza Cristina.

PL do Veneno

Entre a bancada ruralista, a tese é de que a nova legislação poderá facilitar e modernizar a utilização de pesticidas no mercado brasileiro.

Parlamentares que defendem a causa ambientalista, no entanto, pontuam que a medida poderá liberar a entrada de agrotóxicos com níveis graves de risco para a saúde humana e para o meio ambiente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?