metropoles.com

PL das saidinhas deve ser votado nesta semana na Câmara

Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite se licenciou do cargo nesta terça para reassumir mandato e relatar projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra plenário da Câmara dos deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário da Câmara dos deputados - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O projeto de lei (PL) que limita as saídas temporárias de presos, conhecidas como saidinhas, deve ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados. A matéria foi aprovada no fim de fevereiro no Senado Federal, e retornou à casa por ter sido modificada pelos senadores.

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, se licenciou do cargo nesta terça-feira (12/3) para reassumir temporariamente o mandato de deputado federal. Ele foi o relator do projeto quando passou pela Câmara em 2022, e há acordo para que ele assuma novamente a relatoria do texto.

“A sinalização é de que [a votação] seja nesta semana. Eu acho que já que o Secretário de Segurança de São Paulo retorna pra ser o relator desse projeto é emblemático, porque qualquer um de nós poderia ser relator”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputado federal Alberto Fraga (PL-DF).

“Nós concordamos com a emenda que foi feita no Senado pra que aqueles que estudam possam ter direito a sua saída e eu acho que é uma forma de você recuperar o detento, agora tem algumas coisas que infelizmente nós temos que tirar”, continuou.

Fraga se manifestou contra a diminuição de penas por meio da leitura de livros. “Não tem cabimento essas coisas continuarem, com relação à questão dos detentos. Eu acho que o sistema prisional precisa ser urgentemente revisto”, argumentou.

Enquanto Derrite estiver licenciado, o secretário-executivo, Osvaldo Nico Gonçalves, comanda a secretaria em São Paulo interinamente.

Entenda

As discussões sobre as saídas temporárias de presos voltaram a ser tema de debate depois da morte do policial militar Roger Dias da Cunha, de 29 anos, baleado e morto por um criminoso em Belo Horizonte (MG). O suspeito de efetuar os disparos é um homem com 18 passagens pela polícia, que não retornou após a saída temporária de Natal.

Atualmente, a Lei de Execução Penal permite que presos em regime semiaberto sejam beneficiados com a saída temporária, cumprindo requisitos como bom comportamento. As saidinhas costumam ocorrer em datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa e Natal.

Detentos que tenham cometido crimes hediondos não têm direito ao benefício. Os presos precisam informar o endereço onde permanecerão durante a noite e são proibidos de frequentar locais como bares e casas noturnas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?