metropoles.com

PL da anistia: cúpula da Câmara não vê “enterro”, mas caminho difícil

Avaliação é de que, apesar de não ser mais discutida em 2024, proposta da anistia pra o 8/1 não deixará de voltar aos debates

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Plenário Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário Câmara dos Deputados - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados encerra os trabalhos de 2024 nesta sexta-feira (20/12) e alguns temas ficaram pelo caminho na reta final do ano. Um deles é o chamado “PL da Anistia”. Na avaliação da cúpula da Casa, apesar de estar parada, a polêmica proposta “não está enterrada”, mas terá um caminho difícil quando voltar ao debate entre os deputados.

O Projeto de Lei (PL) nº 2.858/2022 prevê anistia aos envolvidos nas manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro de 2023. Em outubro, a proposta estava pronta para ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, mas no dia em que o texto seria apreciado, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), retirou o projeto da CCJ numa canetada.

No ofício assinado por Lira na ocasião, ficou determinado que a proposta iria para uma comissão especial. Na prática, a retirada do texto da CCJ e seu encaminhamento para uma comissão devolveu o projeto à estaca zero.

A comissão especial nunca foi criada e a proposta segue paralisada na Câmara. O episódio envolvendo o ataque de um homem-bomba em Brasília (DF) em novembro deixou o debate sobre anistia ainda mais em segundo plano.

Depois do ocorrido, PSol e PT enviaram um requerimento a Lira pedindo o arquivamento da proposta. Houve ainda um terceiro pedido, assinado por 21 deputados federais. O presidente da Câmara, no entanto, não se manifestou sobre nenhum.

Pressão ficará para próximo presidente

Apesar do mandato do presidente da Câmara só encerrar no início de fevereiro, o recesso parlamentar já impede que qualquer movimento seja feito em janeiro. Portanto, a pressão do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para que o tema volte a ser discutido deverá recair sobre Hugo Motta (Republicanos-PB), que é o favorito para comandar a Casa a partir de 2025.

A pauta, inclusive, foi usada como moeda de troca para o PL anunciar o apoio ao parlamentar da Paraíba. Porém, além de convencer o presidente da Câmara, a sigla vai precisar buscar diminuir resistências dentro do Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?