metropoles.com

Pix tem 227,4 mi de transações em um dia e bate recorde, segundo BC

A marca recorde anterior do Pix, registrada em 5 de julho, era de 224,2 milhões de transações em um dia, segundo o Banco Central

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles
PIX - Banco Central do Brasil BACEN. Brasília (DF), 26/06/2023. Foto: Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto
1 de 1 PIX - Banco Central do Brasil BACEN. Brasília (DF), 26/06/2023. Foto: Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira (9/9), que o volume diário de transações feitas via Pix atingiu novo recorde na última sexta-feira (6/9). Segundo o banco, foram registradas 227,4 milhões de operações em um único dia. O total transferido na sexta-feira foi de R$ 108,4 bilhões.

O recorde anterior, registrado em 5 de julho deste ano, era de 224,2 milhões de transações. Enquanto o montante movimentado nessas operações foi de R$ 119,4 bilhões — essa é a maior marca da história volume de dinheiro transferido em um único dia.

O que é o Pix

O Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do Banco Central, que está em funcionamento desde novembro de 2020.

Para o BC, “os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”.

Pix automático

O Banco Central ainda programa o lançamento do Pix Automático em 16 de junho de 2025. A previsão inicial do banco era de disponibilizar o sistema em outubro deste ano.

O serviço permitirá a realização de transferências instantâneas em pagamentos programados, similar ao que já ocorre com o débito automático.

Essa funcionalidade do Pix poderá ser usada em:

  • Contas de água e energia;
  • Escolas;
  • Faculdade;
  • Academias;
  • Condomínios;
  • Clubes sociais;
  • Planos de saúde;
  • Serviços de streamings;
  • Portais de notícias;
  • Clubes por assinatura; e
  • Empresas do setor financeiro.

Pix por aproximação

O BC e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram novas regras para permitir o pagamento por aproximação com o Pix. A novidade deve ficar disponível a partir de fevereiro de 2025.

Uma das medidas possibilita usar o meio de pagamento na internet, sem sair do ambiente de compras on-line. A previsão é que, em novembro, as novas funcionalidades comecem a ser testadas.

O Pix por aproximação, segundo o BC, resultará de novas regras que serão adotadas no Open Finance. Esse sistema possibilita que as informações bancárias e a movimentação da conta de uma pessoa sejam compartilhadas entre diversas instituições financeiras.

A meta é que essas “finanças abertas” aumentem a concorrência entre os bancos em busca de clientes, o que pode resultar em vantagens para os consumidores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?