Pix por aproximação: BB sai na frente e lança serviço no Brasil
Solução pioneira no mercado de meios de pagamentos, Pix por aproximação para correntistas do Banco do Brasil estará disponível em SP e no DF
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco do Brasil (BB) e a operadora de maquininhas Cielo se anteciparam e passam a disponibilizar, a partir desta sexta-feira (11/10), o Pix por aproximação com um grupo de correntistas do banco.
Esses clientes poderão realizar compras com o Pix apenas aproximando o celular da maquininha, em estabelecimentos comerciais previamente habilitados para essa ação. A operação só está autorizada em Brasília e em São Paulo.
Com isso, o App BB se torna o primeiro no mercado a oferecer a funcionalidade a seus clientes. O BB não informou qual grupo de correntistas poderá usar o Pix por aproximação, mas frisou que esse é um piloto, ou seja, ainda um teste antes do lançamento oficial.
Segundo o Banco Central (BC), o Pix aproximação começará a ser implementado em novembro deste ano. A novidade deve estar disponível nacionalmente a partir de fevereiro de 2025.
A nova modalidade vai funcionar por meio das carteiras virtuais, parecido com o que já ocorre com cartões de débitos e crédito, sem a necessidade do cliente abrir o aplicativo da instituição financeira.
A ideia é que ao ativar a carteira virtual e aproximar o celular à maquininha de cobrança, o valor seja cobrado automaticamente da conta corrente.
Como funciona para clientes BB?
Para pagamentos de até R$ 200, após conferir o valor na maquininha, os clientes precisarão abrir o App BB, clicar em “Pix por aproximação” e realizar a autenticação biométrica ou digitar a senha de login do App.
Para finalizar o pagamento, basta aproximar o celular da maquininha Cielo, assim como já é feito com wallets e cartões físicos. Em caso de pagamentos de valor superior a R$ 200, a diferença é a necessidade de digitação adicional da senha transacional, a mesma já utilizada na realização do Pix tradicional.
De acordo com o BB, os pagamentos por aproximação também contam com uma robusta camada de segurança e mecanismos antifraude.
A previsão é que a expansão ocorra até o novembro de 2024, quando todos os clientes BB pessoa física que possuírem o App atualizado, em smartphones com sistema operacional Android e tecnologia NFC, poderão realizar pagamentos via Pix por aproximação nas maquininhas inteligentes Cielo, modelo LIO On, espalhadas por todo o Brasil.
A disponibilização da funcionalidade para os demais modelos de maquininha Cielo está prevista para acontecer, em ondas, até dezembro.
Pix
O Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do Banco Central, que está em funcionamento desde novembro de 2020.
Em pouco tempo, ele se tornou uma das principais formas de pagamento e transferência de valores do país. Recentemente, a modalidade superou 227 milhões de transações em um único dia, evidenciando sua popularidade.