Pix: governo escala EBC para desmentir onda de fake news
EBC entrou em campo para ajudar o governo Lula contra onda de desinformação sobre o Pix em meio a ofensiva da oposição
atualizado
Compartilhar notícia
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) começou a atuar nesta semana para ajudar o governo a conter a onda de desinformação sobre o Pix. O temor do Planalto é que os vídeos fakes criem uma nova sangria na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começou o ano com aumento na rejeição.
Entenda:
- Um deep fake de do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi espalhado nas redes.
- O vídeo falso traz o ministro anunciando taxação do Pix, de carros com mais de 20 anos e até de animais de estimação.
- A onda de desinformação distorce as mudanças da Receita que entraram em vigor mo último dia 1º.
- Na verdade, o órgão expandiu o monitoramento de transferências Pix a fintechs e instituições de pagamento, além de atualizar o sistema de fiscalização sobre as transações com cartão de crédito.
A EBC escalou Cissa Guimarães, apresentadora do Sem Censura, carro-chefe da TV Brasil, para gravar material para o Instagram, TikTok e shorts do Youtube. “Muita gente está espalhando a fake news de que o Pix será taxado. Isso é mentira”, diz ela no material distribuído pela empresa nas redes sociais. A expectativa é que um rosto popular ajude o governo nessa ofensiva.
Na segunda-feira (13/1), o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, esteve no programa Voz do Brasil para conter a desinformação. A EBC tratou o material e preparou cortes da entrevista para as redes.
A estratégia adotada por Barreirinhas foi, além de desmentir a taxação, tentar emplacar uma pauta positiva sobre o assunto. O secretário afirmou que o novo mecanismo de fiscalização ajudará os contribuintes na declaração do Imposto de Renda e diminui o risco de as pessoas caírem na malha fina da Receita.
“Todo mundo gosta da declaração pré-preenchida. Você chega lá e não tem trabalho nenhum. Porque os dados, por exemplo, de saldo, de conta bancária e de aplicação financeira já estão pré-preenchidos. E por que já estão pré-preenchidos? Porque as instituições financeiras prestam as informações para a Receita Federal”, disse o secretário da Receita.
Presidente da EBC fica
O novo ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Sidônio Palmeira, sinalizou que deve manter Jean Lima no comando EBC, um dos importantes núcleos da Secom. A informação foi da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles. A resposta rápida à crise do Pix também entra nesse contexto de mais agilidade na comunicação.