Pisa: meninas se saem melhor em leitura e meninos, em matemática
Tendência do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é o mesmo entre estudantes do mundo e do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
A tendência global de meninas pontuarem melhor em leitura e meninos terem melhor desempenho em matemática se manteve no Brasil. Os dados são do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, divulgados na manhã desta terça-feira (5/12) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os dados revelam que as meninas bateram a pontuação dos meninos em leitura por 17 pontos. Já em matemática, os meninos passaram as meninas por 8 pontos. Contudo, desde 2012, no Brasil, o desempenho de meninos em matemática diminuiu, enquanto se manteve estável em meninas
Pisa mostra tendência mundial
Os valores referentes aos melhores desempenhos brasileiros possuem uma proporção semelhante na categoria de leitura no recorte por gênero, enquanto a proporção de alunos com baixo desempenho é menor entre os meninos em matemática e menor entre as meninas em leitura.
A tendência global é de meninas pontuarem, em média, números acima dos meninos, pelo menos em leitura. Esse dado se confirmou em 79 dos 81 países que participaram do Pisa 2022.
Há ainda a informação de que 22% de meninas e 26% dos meninos são vítimas de bullying algumas vezes no mês. O Brasil está entre os 20 piores países do mundo nas áreas de matemática e ciências.