metropoles.com

Pimenta: governo quer “disposição para construir pautas” no Congresso

Eleições para presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ocorre na quarta. Governo Lula quer Congresso disposto a dialogar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, concede entrevista coletiva em frente ao Palácio do Planalto. O ministro reafirma a normalidade democrática no Brasil e informa que o Planalto, apesar dos estragos físicos, segue funcionando normalmente. - Metrópoles
1 de 1 Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, concede entrevista coletiva em frente ao Palácio do Planalto. O ministro reafirma a normalidade democrática no Brasil e informa que o Planalto, apesar dos estragos físicos, segue funcionando normalmente. - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

ministro-chefe da Secretaria de Comunicações da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou, nesta segunda-feira (30/1), que o governo espera “compromisso com a democracia” nas presidências do Senado e da Câmara.

Ele participou, na tarde desta segunda, junto com correligionários, da reabertura da sala da Liderança do PT na Câmara dos Deputados, vandalizada durante os atos golpistas do último dia 8 de janeiro.

Na quarta-feira (1º/2), deputados e senadores tomam posse aos cargos e elegem os presidentes das Casas Legislativas.

O PT já sinalizou apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara, e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado Federal. Nesta segunda, Pimenta disse que a presidência das Casas deve ter “disposição para construir pautas”.

“Queremos ter à frente do Senado e da Câmara parlamentares que tenham compromisso com a democracia, disposição de construir pautas junto conosco, como foi com a PEC da Transição, independente de ser do PT ou não”, afirmou o ministro.

Eleições

Deputados e senadores voltam aos trabalhos legislativos no Congresso Nacional em 1° de fevereiro para definir quem comandará as duas casas pelos próximos dois anos.

As eleições para os cargos de presidente da Câmara e do Senado ocorrem logo após a abertura do ano legislativo e da cerimônia de posse dos parlamentares eleitos.

Até o momento, tudo indica que o atual comandante dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve ser reeleito. O concorrente até o momento é Chico Alencar (RJ), que tem o apoio isolado do PSol e é o único a se opor ao alagoano.

No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apesar de favorito, enfrenta resistência entre os aliados do ex-presidente Bolsonaro.

Rogério Marinho é o nome do Partido Liberal para a presidência da Casa Alta. Na última semana, o PL cravou o apoio do PP e do Republicanos. Há, ainda, o candidato do Podemos, Eduardo Girão (CE), que promete tirar votos dos demais concorrentes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?