metropoles.com

Pimenta é sétimo ministro trocado por Lula desde o começo do mandato

Presidente realizou trocas para acomodar aliados e evitar polêmicas desde que assumiu seu terceiro mandato, em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
imagem colorida. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Até o começo deste terceiro ano de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já trocou seis ministros. A sétima troca será na Secretaria de Comunicação Social (Secom), com a saída de Paulo Pimenta para ceder lugar a Sidônio Palmeira. A mudança deve ser oficializada nos próximos dias.

A “dança das cadeiras” começou ainda nos primeiros meses do novo governo. Em abril de 2023, o general Gonçalves Dias pediu demissão do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), depois de imagens do 8 de janeiro de 2023 virem à público. Nas gravações, o então ministro aparecia imóvel em meio à depredação na Praça dos Três Poderes. Marcos Antônio Amaro assumiu a vaga dele.

Em julho do mesmo ano, o Ministério do Turismo sofreu substituição na liderança, com a saída de Daniela Carneiro para abrir vaga para Celso Sabino. Dois meses depois, em setembro, a ministra do Esporte, Ana Moser, também teve que deixar o cargo para alocar André Fufuca, aliado de Arthur Lira, o presidente da Câmara.

Na mesma época, Márcio França foi exonerado do Ministério de Portos e Aeroportos. No lugar dele, veio Silvio Costa Filho, enquanto França foi reposicionado para a pasta de Micro e Pequenas Empresas.

Em 2024, o Ministério da Justiça e Segurança Pública acolheu um novo chefe: Ricardo Lewandowski. O ministro anterior era Flávio Dino, que saiu da pasta para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em setembro, o governo federal demitiu Silvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, após denúncias de assédio sexual supostamente cometido pelo então ministro, em caso revelado pelo Metrópoles. A conduta de Almeida teria afetado também a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial.

Macaé Evaristo foi chamada para suceder a liderança dos Direitos Humanos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?