Pimenta diz que duas crianças repatriadas de Gaza estão desnutridas
Avião presidencial com brasileiros repatriados de Gaza desembarcou em Brasília no fim da noite desta segunda-feira (13/11)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta (PT), afirmou, na noite desta segunda-feira (13/11), que duas crianças que estão no avião com os repatriados de Gaza estão em situação de desnutrição.
A declaração do ministro ocorreu durante entrevistas a jornalistas na Base Aérea de Brasília, minutos antes da chegada dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, região alvo frequente de mísseis disparados pelas Forças Armadas de Israel. A aeronave aterrissou em Brasília às 23h24.
Além de Pimenta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aguarda a chegada dos brasileiros. A liberação deles aconteceu depois de longa articulação diplomática comandada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com as autoridades de Israel.
Os 32 brasileiros estão em um avião VC-2 cedido pela Presidência da República. A aeronave ficou parada no Cairo, capital do Egito, durante cerca de 30 dias à espera da liberação dos brasileiros que estavam em Gaza.
Na aeronave estão 22 brasileiros, sete palestinos com Registro Nacional Migratório (RNM) e três palestinos parentes próximos dos brasileiros. Desses, 17 são crianças.
Assim que chegarem a Brasília, os brasileiros irão ser direcionados a agentes do Ministério do Desenvolvimento Social e da Casa Civil que devem providenciar identidades, auxiliar em pedidas de refúgio, oportunidades de emprego e no acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde devem passar por exames.