metropoles.com

PGR soube pela imprensa que André do Rap era chefe do PCC

Caso chegou à Procuradoria-Geral da República na terça (6/10), porém, o órgão só se manifestou no sábado (10/10), quando Aras viajou

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Augusto / Secom / PGR
MPF
1 de 1 MPF - Foto: Antonio Augusto / Secom / PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) soube pela imprensa que André de Oliveira Macedo era André do Rap, um dos principais líderes do PCC. O caso chegou ao órgão na terça-feira (6/10), mas só houve manifestação do órgão no sábado (10/10), um dia após a ordem de soltura.

Ainda houve mais dois obstáculos, de acordo com reportagem da De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo: Augusto Aras realizava uma viagem particular e uma pane eletrônica fez com que o pedido de reconsideração da prisão levasse ainda mais tempo para chegar até o ministro Luiz Fux.

Humberto Jacques, vice-procurador, era o responsável pelo plantão da PGR e avisou o presidente do STF, na manhã de sábado, que entraria o quanto antes com a medida. Aras telefonou para Jacques solicitando urgência.

3 imagens
Ministro Marco Aurélio Mello
Presidente do STF, Luiz Fux
1 de 3

André do Rap é considerado um dos principais líderes do PCC

Polícia Federal/Divulgação
2 de 3

Ministro Marco Aurélio Mello

STF/DIVULGAÇÃO
3 de 3

Presidente do STF, Luiz Fux

Igo Estrela/Metrópoles

Porém, uma pane no sistema gerou uma demora e a petição demorou horas para entrar no site da corte. De acordo com as regras do STF, as manifestações envolvendo habeas corpus só podem ser realizadas de maneira eletrônica e não em papel, o que teria facilitado o processo, já que estava pronto.

A PGR não foi ouvida antes da decisão do ministro Marco Aurélio Mello, responsável por determinar a soltura do traficante. O magistrado se defendeu alegando que aguardar um posicionamento da Procuradoria-Geral tiraria o caráter de urgência que tinha o pedido da defesa.

De acordo com dados da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, André do Rap foi solto às 11h50 de sábado. O presidente do STF revogou a decisão de Mello no mesmo dia em que o traficante saiu do presídio, porém André já teria fugido para o Paraguai.

O chefe do PCC segue foragido e foi inserido na lista de procurados do Ministério da Justiça e também entrou na lista da Interpol.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?