metropoles.com

PGR se manifesta contra ação do Novo que questiona bloqueio do X

Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária a ações que tramitam no STF questionando o bloqueio do X no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rosinei Coutinho/SCO/STF
O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet
1 de 1 O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou, nesta quarta-feira (9/11), pela rejeição de uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o bloqueio da plataforma X no Brasil.

O posicionamento da PGR acontece seis dias depois de o ministro Kassio Nunes Marques, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), pedir parecer ao órgão e à Advocacia-Geral da União (AGU) sobre uma ação do Partido Novo que busca anular a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Uma solicitação semelhante à do Partido Novo também foi apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, considerou que “nem sequer em tese é admissível a arguição de descumprimento de preceito fundamental contra decisão judicial do Supremo Tribunal Federal. Sendo essa a conclusão, as arguições em epígrafes merecem o mesmo desfecho do não conhecimento, cabendo a extinção dos feitos sem exame de mérito, com prejuízo do pedido de liminar”.

Antes do bloqueio do X no Brasil, na última semana, a PGR havia se mostrado favorável à decisão do ministro Alexandre de Moraes. 

Relembre o caso

O X, anteriormente conhecido como Twitter, está bloqueado no Brasil desde 30 de agosto, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a suspensão da plataforma em todo o país.

A decisão foi tomada após uma série de descumprimentos de ordens judiciais por parte do bilionário Elon Musk, dono da rede social, e de sua equipe. A ordem foi encaminhada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e às operadoras de serviços digitais.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2 de setembro, formou maioria para referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes de bloquear o X no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?