metropoles.com

PGR rejeita recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

O recurso tenta reverter decisão que condenou Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução TV Arapuan
Jair Bolsonaro ao chegar ao aeroporto de Bayeux, na Paraíba
1 de 1 Jair Bolsonaro ao chegar ao aeroporto de Bayeux, na Paraíba - Foto: Reprodução TV Arapuan

A Procuradoria-Geral da República se manifestou pela rejeição de recurso de Jair Bolsonaro (PL) em ação que deixou o ex-presidente inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A matéria será avaliada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento é assinado pelo vice-Procurador-Geral Eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa.

Bolsonaro recorreu da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou pela divulgação de informações falsas, em reunião com embaixadores, em 18 de julho de 2022, sobre as urnas eletrônicas. Houve transmissão pela TV Brasil e pelas redes sociais do primeiro investigado. O TSE declarou Bolsonaro inelegível por oito anos em ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

O procurador, ao tratar das alegações da defesa de que o ex-presidente estaria exercendo o princípio da liberdade de expressão, frisou o entendimento do TSE e indicou que o STF não pode reanalisar as provas. “Sob a perspectiva da liberdade de expressão, a Corte Superior Eleitoral assentou não se tratar de direito absoluto”, sublinhou.

“As alegações da defesa de existência de impedimento do ministro relator foram apresentadas de forma genérica e com viés subjetivo, não se mostrando, assim, suficientes para a configuração do impedimento arguido”, destacou o vice-Procurador-Geral Eleitoral.

O relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) é o ministro Cristiano Zanin. A suspeição aventada aventada pela defesa estaria relacionada às ligações do ministro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?