metropoles.com

PGR rebate críticas de ONG e diz que Bolsonaro não interferiu no órgão

Em relatório, a Transparência Internacional disse que a PGR foi “neutralizada” durante governo Bolsonaro e se omitiu em casos de corrupção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Toffoli Dino PGR Augusto Aras
1 de 1 Toffoli Dino PGR Augusto Aras - Foto: Reprodução

Em nota divulgada nesta terça-feira (31/1), a Procuradoria Geral da República (PGR), que está sob o guarda-chuva do Ministério Público Federal (MPF), rebateu críticas feitas pela Transparência Internacional que apontaram negligência do órgão no combate à corrupção durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

O MPF garante que o órgão não sofreu interferência do ex-presidente e reage às acusações da entidade internacional, que seriam “ilações e conclusões não respaldadas em fatos ou números concretos”.

“Os dados da atuação do MPF demostram que o trabalho de combate à corrupção realizado pelo órgão não sofreu qualquer redução nos últimos anos, muito menos interferência. Ao contrário: houve esforço permanente para institucionalizar a atuação na temática, respeitando critérios legais de designação, duração das atuações conjuntas e respeito ao devido”, afirma o MPF na nota.

A Transparência Internacional publicou nesta terça o Índice de Percepção da Corrupção (IPC), o principal índice do mundo sobre o tema. Segundo a instituição, o Brasil “teve uma década perdida” no combate à corrupção, caindo 25 posições e 5 pontos no ranking desde 2012.

O relatório produzido pela Transparência Internacional diz que “a neutralização da Procuradoria-Geral da República foi essencial para que Bolsonaro e seus aliados fossem blindados durante o governo do ex-presidente.

No comunicado do MPF, o órgão garante que o procurador-geral da República, Augusto Aras, atuou para ampliar a prestação de contas e transparência do trabalho “desde o início da gestão”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?