metropoles.com

PGR quer que PF aprofunde investigações contra Monark

A manifestação do procurador-geral da República destacou que Monark tem desobedecido, de modo reiterado, decisão judicial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida do influenciador Monark - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do influenciador Monark - Metrópoles - Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu que a Polícia Federal (PF) aprofunde as investigações contra o youtuber Bruno Monteiro Aiub, o Monark.

A manifestação do PGR destacou que Monark tem desobedecido, de modo reiterado, decisão judicial que o impediu de publicar, promover, replicar ou compartilhar notícias fraudulentas nas redes sociais.

“Conquanto a autoridade policial tenha apresentado relatório final da investigação, medidas instrutórias complementares são necessárias para o exaurimento da hipótese criminal e a formação da convicção ministerial”, pontuou Gonet sobre a necessidade de mais investigações.

Monark, segundo o PGR, tem burlado a proibição expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao produzir e replicar conteúdo vedado nas redes sociais.

Embora tenha sido alvo de determinações judiciais, a Polícia Federal levantou que Monark continua propagando discurso antidemocrático nas redes sociais Rumble, TikTok, Instagram e YouTube.

O PGR exemplifica o caso com as informações divulgadas no perfil “Monark Talks” no X (antigo Twitter). “Pega cinco generais, pega todos generais, vai no Gabinete do Alexandre de Moraes e dá voz de prisão. Fala assim: ‘Você rompeu a Constituição…'”, disse em uma ocasião.

Entre os pedidos de Gonet, está o retorno dos autos à PF para que “proceda à coleta e ao armazenamento dos vestígios digitais, com a adoção do conjunto de todos os procedimentos necessários para garantir a sua higidez e rastreabilidade”.

O bloqueio das contas de Monark se deu no contexto da escalada violenta do 8 de janeiro. Na ocasião, Moraes determinou que Facebook, TikTok e Twitter bloqueassem os perfis relacionados a Monark, que instigaram e divulgaram os atos criminosos investigados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?