metropoles.com

PGR quer ouvir deputado que diz faltar capacidade cognitiva na África

PGR pediu ao STF oitiva com o deputado Gustavo Gayer, após fala de que falta “capacidade cognitiva” a africanos para entender democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
Gustavo Gayer
1 de 1 Gustavo Gayer - Foto: Agência Câmara

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesse sábado (23/9), para que seja realizada uma oitiva com o deputado federal bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) sobre falas discriminatórias contra africanos. Em junho, o deputado afirmou que falta “capacidade cognitiva” a africanos para que entendam e vivam em um regime democrático.

“Democracia não prospera na África. Para você ter uma democracia, você tem que ter o mínimo de capacidade cognitiva de entender entre o bom e o ruim, o certo e o errado. Tentaram fazer democracia na África várias vezes, mas o ditador tomou tudo. O Brasil está desse jeito”, disse o deputado em um podcast.

Um dos apresentadores, na ocasião, chega a comparar o povo africano com macacos. “Sabia que tem macaco com QI de 90? 72 o QI na África. Não dá para a gente esperar alguma coisa da nossa população”, disse ao deputado, que concorda.

Veja:

A vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo, afirmou ao Supremo que é importante ouvir o parlamentar para avaliar a possibilidade de abertura de inquérito contra ele. Deputadas federais entraram com duas representações contra Gayer em junho e julho, pedindo que ele seja investigado por racismo.

Em uma das peças, as deputadas do PSol Taliria Petrone (RJ), Erika Hilton (SP), Célia Xakirabá (MG) e Luciene Cavalcante (SP) afirmam que Gayer cometeu crime de racismo contra a maioria da população brasileira, que se declara preta ou parda – ou seja, afrodescendente.

“Feminismo é um câncer”

No mesmo podcast em que o deputado proferiu falas racistas, ele também disse que o feminismo é um “câncer”.

“O feminismo é um câncer. Desculpa falar a verdade, mas fodeu com a nossa sociedade. Fodeu. Nenhuma ideologia, talvez somente a ideologia de gênero, consiga ser mais perversa que essa, mas o feminismo é uma ideologia que fodeu com a sociedade”, afirmou.

4 imagens
Gustavo Gayer já relacionou a votação de Lula no Nordeste ao analfabetismo
Gustavo Gayer atacou o feminismo: "Câncer"
1 de 4

Gayer articulou reaproximação entre Bolsonaro e Marçal: "Estamos nos preparando para uma batalha que levará décadas"

Reprodução
2 de 4

Gustavo Gayer já relacionou a votação de Lula no Nordeste ao analfabetismo

3 de 4

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Gustavo Gayer atacou o feminismo: "Câncer"

Reprodução/Redes sociais

Fake news

Recentemente, Gayer divulgou um vídeo com desinformação contra o presidente Lula (PT) sobre doações enviadas ao Rio Grande do Sul, atingido por um ciclone. Um dia depois da publicação, e diante de diversas críticas, o deputado federal a apagou.

No vídeo, uma mulher disse que as doações em um dos municípios atingidos haviam sido retidas para aguardar a chegada do presidente, o que era mentira.

Ela afirmava: “Recebemos a informação de que não vai ser liberado alimentos para ser feito a doação (…) porque eles têm que aguardar o presidente Lula chegar em Lajeado para fazer foto e vídeo e publicação em cima das doações. (…) As pessoas passando fome passando necessidade e tão esperando vim fazer politicagem em cima da tragédia alheia”.

A bancada do PT na Câmara pediu ao STF que investigue o deputado pela divulgação da informação falsa.

O Metrópoles entrou em contato com o deputado Gustavo Gayer e perguntou se ele gostaria de se manifestar, mas o deputado se limitou a enviar uma receita de bolo, prática que remete à Ditadura Militar e usada pelo parlamentar para responder a imprensa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?