metropoles.com

PGR pede que 12 dos 916 presos por atos golpistas sejam soltos

Em parecer enviado a Moraes, a PGR sustenta que não há indícios da participação desses 12 na depredação das sedes dos Três Poderes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaristas extremistas invadiram o plenário do Senado Federal e promoveram quebradeira neste domingo (8/1)
1 de 1 Bolsonaristas extremistas invadiram o plenário do Senado Federal e promoveram quebradeira neste domingo (8/1) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionando pela soltura de 12 dos 916 militantes bolsonaristas que estão presos desde 9 de janeiro por suposta participação nos atos golpistas que terminaram com a depredação das sedes dos Três Poderes. Para a PGR, não há provas ou indícios de que esses 12 tenham tomado parte ativamente na invasão e destruição do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.

O parecer da PGR foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Caberá ao magistrado decidir se aceita o pedido da Procuradoria.

Os presos após os atos golpistas chegaram a passar de 1.000, mas o ministro do STF já atendeu a outros 460 pedidos de soltura e liberou os investigados; todavia, impôs outras medidas, como o uso de tornozeleira eletrônica.

No caso dos 12 que almejam agora a liberdade, a PGR argumenta que eles estavam acampados na frente do QG do Exército e participaram dos atos que acabaram em depredação, mas sem tomar parte neles. Os procuradores sustentam que os manifestantes devem ser liberados, com cumprimento de outras medidas cautelares, como a proibição do uso de redes sociais ou contato com outros investigados.

O processo corre em segredo de Justiça, e o nome dos investigados que a PGR quer liberar não foram divulgados.

Passado pouco mais de um mês, há 611 homens presos no Complexo Penitenciário da Papuda e 305 mulheres na Penitenciária da Colméia, ambos em Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?