metropoles.com

PGR pede inclusão de fugitivos do 8/1 na lista vermelha da Interpol

Ao menos 51 pessoas envolvidas nos ataques de 8 de janeiro têm mandados de prisão em aberto ou fugiram após quebrar as tornolezeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ato golpista de 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Ato golpista de 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, pediu a inclusão de envolvidos nos ataques de 8 de janeiro na difusão vermelha da Interpol. A demanda enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) ocorre após reportagem do UOL revelar que condenados pelo vandalismo do dia 8 teriam quebrado as tornozelerias eletrônicas e fugido do país.

Ao menos 51 pessoas, segundo a reportagem, têm mandados de prisão em aberto ou fugiram após quebrar as tornolezeiras eletrônicas. A lista inclui, por exemplo, Luiz Fernandes Venâncio, que teria fugido para a Argentina e chegou a postar um vídeo em que aparece em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino.

De acordo com o UOL, deste grupo, 10 militantes bolsonaristas fugiram para o exterior neste ano pelas fronteiras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os principais destinos deles foram a Argentina e o Uruguai.

A difusão na lista vermelha da Interpol possibilita a prisão da pessoa que se encontra em país estrangeiro e contra a qual existe mandado de prisão expedido por autoridade brasileira.

Pelas leis brasileiras, a destruição da tornozeleira e a fuga não aumentam a punição, mas o fugitivo perde o direito ao regime aberto e volta ao semiaberto ou fechado. Facilitar a fuga é crime punível com 5 meses a 2 anos de detenção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?