metropoles.com

PGR pede arquivamento de ação contra Zucco, presidente da CPI do MST

Em manifestação, PGR pede arquivamento de investigação que apura suposto apoio do deputado federal Tenente-Coronel Zucco a atos golpistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Deputado federal Luciano Zucco, presidente da CPI do MST
1 de 1 Deputado federal Luciano Zucco, presidente da CPI do MST - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo, se manifestou, nesta quarta-feira (12/7), a favor do arquivamento de investigação contra o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI do MST. A suspeita contra o parlamentar é de que ele teria participado de crimes mediante patrocínio e incentivo a atos antidemocráticos, seja em território gaúcho, seja na cidade de Brasília, cometidos em 8 de janeiro.

No parecer, Lindôra considera que os fatos já são examinados na Petição 10.685/DF, que trata de bloqueios de rodovias realizados por caminhoneiros após as eleições de 2022. O que ela considera assuntos relacionados ao mesmo contexto fático das investigações. “O Ministério Público Federal pede o arquivamento dos autos, a Procuradoria-Geral da República manifesta-se pelo não prosseguimento desta petição, com o arquivamento do feito”, diz.

A PGR se manifestou após pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com prazo de 15 dias para o parecer.

Ela trata de uma investigação no STF contra Zucco, que teve início no Rio Grande do Sul, reduto eleitoral do parlamentar, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) entendeu que o político tem foro privilegiado. Assim, a análise deveria ser realizada pelo STF.

Em maio, Moraes determinou que a Polícia Federal retomasse as investigações contra o deputado. Segundo despacho do ministro, Zucco foi alvo de uma notícia levada ao Ministério Público Federal (MPF) a respeito de suposto “patrocínio e incentivo” a atos antidemocráticos, como o bloqueio de rodovias após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) nas eleições.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?