metropoles.com

PGR muda pedido e agora quer saber se acusados por 8/1 seguem Bolsonaro

Em pedido anterior, PGR queria que as plataformas enviassem uma lista com os dados de todos os seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaristas invadem depredam prédios públicos em manifestação antidemocrática. Manisfestantes apoiadores do governo Bolsonaro cercam veículo blindado do COT na praça dos Três Poderes
1 de 1 Bolsonaristas invadem depredam prédios públicos em manifestação antidemocrática. Manisfestantes apoiadores do governo Bolsonaro cercam veículo blindado do COT na praça dos Três Poderes - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (24/7) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicite às redes sociais informações sobre possível vínculo entre os 244 denunciados por participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e os perfis do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas plataformas.

Além disso, a PGR também quer informações sobre publicações dos envolvidos na manifestação. A procuradoria deseja saber se os suspeitos compartilharam conteúdo contra as eleições de 2022, que deram a vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas e se pediram intervenção militar.

O pedido assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos foi apresentado em um dos inquéritos abertos no STF que investigam os ataques contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A solicitação substitui o último pedido apresentado pela PGR em 17 de julho, em que demandou a lista completa dos seguidores dos perfis do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Bolsonaro pede que STF negue pedido da PGR sobre dados de seguidores

O Ministério Público Federal argumentou que não havia interesse em investigar os seguidores do ex-chefe do Executivo. De acordo com o MPF, o objetivo era realizar um mapeamento sobre o alcance de postagens de Bolsonaro com informações falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Segundo pontuou o subprocurador-geral, no primeiro pedido foram solicitados apenas os dados de identificação dos usuários, “embora o Marco Civil da Internet autorize a requisição também da filiação e o endereço dessas pessoas”.

Ato antidemocrático

Ao todo, o STF tornou réu 1.290 acusados de participar dos atos antidemocráticos. Aproximadamente 250 pessoas ainda continuam presas em decorrência da manifestação. O ministro Alexandre de Moraes é o relator dos casos na Suprema Corte.

6 imagens
Invasão à Câmara no 8 de Janeiro
PF identificou mais bolsonaristas extremistas que teriam financiado e se omitido
1 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 6

Invasão à Câmara no 8 de Janeiro

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 6

PF identificou mais bolsonaristas extremistas que teriam financiado e se omitido

Igo Estrela/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?