metropoles.com

PGR aciona Weintraub no STF por racismo contra chineses

De acordo com o documento, Weintraub teria feito declarações racistas contra os chineses em publicação no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para investigar o crime de racismo em declarações feitas por ele sobre a China nas redes sociais.

O ministro utilizou uma imagem do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, para ridicularizar o modo de falar dos chineses – trocando o “r” pelo “l” – e para provocar o país asiático: “Geopolíticamente, quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial?”.

De acordo com o documento, Weintraub “teria veiculado no dia 4 de abril e posteriormente apagado manifestação depreciativa, com a utilização de elementos alusivos à procedência do povo chinês, no perfil que mantém na rede social Twitter”.

O pedido de abertura foi enviado pelo vice-PGR, Humberto Jacques. Caso o STF aceite o inquérito, a Procuradoria poderá colher provas sobre o caso.

Reação chinesa

A Embaixada da China no Brasil reagiu às provocações de Weintraub e o acusou de “racismo” por conta das “declarações difamatórias e por associar o país asiático à origem da Covid-19”, doença provocada pelo novo coronavírus.

Em conta oficial no Twitter, a embaixada afirmou que as declarações de Weintraub “são completamente absurdas e desprezíveis, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil”.

O caso chegou à PGR por meio de um grupo de deputados do PSol, que consideraram ofensiva a publicação do ministro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?