metropoles.com

Pfizer pedirá registro de vacina que protege bebês contra bronquiolite

Farmacêutica pretende apresentar o pedido de registro da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) à Anvisa nas próximas semanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ian Hooton via Science Photo Library/Getty Images
Foto colorida mostra homem segurando bebê enquanto mulher o vacina - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra homem segurando bebê enquanto mulher o vacina - Metrópoles - Foto: Ian Hooton via Science Photo Library/Getty Images

A Pfizer pretende apresentar o pedido de registro da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nas próximas semanas. O imunizante foi aprovado nesta semana na Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, e também na União Europeia.

O VSR é a principal causa de internação de crianças com até quatro anos no Brasil. O vírus gera quadros de bronquiolite, infecções respiratórias e pneumonia.

A vacina Abrysvo, da farmacêutica estadunidense, é voltada para dois públicos distintos. Gestantes com 32 a 36 semanas de gravidez poderão ser vacinadas para imunizar os bebês, assim como idosos a partir de 60 anos.

“No caso da aplicação em gestantes, a resposta imunológica gerada pela vacina foi capaz de prevenir 82% de formas graves de doenças respiratórias em crianças de até três meses, seguindo com 69% até os seis meses. Já em idosos, o imunizante mostrou alta eficácia contra quadros graves, de 85,7%”, informou a Pfizer em nota.

Os estudos clínicos da farmacêutica demonstraram efetividade da vacina na proteção de idosos, grupo de risco para quadros respiratórios graves, e de recém-nascidos e bebês com até seis meses de idade, principal grupo de risco para formas graves de infecções pelo VSR.

Em maio, o Ministério da Saúde publicou nota técnica em que alerta sobre o aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças no país. Os quadros eram, sobretudo, de vírus sincicial respiratório (VSR). De acordo com o documento, a alta é observada desde o fim de 2022.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?