metropoles.com

PF troca de cargo o delegado que investiga ex-ministro Milton Ribeiro

Delegado Bruno Calandrini seguirá à frente do inquérito que investiga o ex-ministro da Educação, mas deixará setor que investiga políticos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
CGU Secretário da Educação Milton Ribeiro - Goiânia (GO) 15/09/2021 Em clima de campanha eleitoral, Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, Governador de Goiás Ronaldo Caiado e Ministro da Educação Milton Ribeiro participam de encontro de prefeitos em apoio à candidatura do senador Luiz do Carmo ao senado em 2022
1 de 1 CGU Secretário da Educação Milton Ribeiro - Goiânia (GO) 15/09/2021 Em clima de campanha eleitoral, Presidente do Senado Rodrigo Pacheco, Governador de Goiás Ronaldo Caiado e Ministro da Educação Milton Ribeiro participam de encontro de prefeitos em apoio à candidatura do senador Luiz do Carmo ao senado em 2022 - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

A direção da Polícia Federal exonerou o delegado Bruno Calandrini do setor responsável por investigar políticos com foro privilegiado. Calandrini comanda o inquérito que investiga um suposto balcão de negócios em troca de propinas no Ministério da Educação (MEC) e que resultou na prisão do ex-ministro Milton Ribeiro na semana passada.

Ele seguirá presidindo essa investigação, segundo a PF, mas deixa o cargo que ocupava na Coordenação de Inquérito nos Tribunais Superiores para ser nomeado na Unidade Especial de Investigação de Crimes Cibernéticos. Ainda de acordo com a direção da PF, a mudança de cargo atende a um pedido do próprio delegado, que teria sido feito por ele em maio deste ano e estaria sendo atendido agora.

“Após tratativas iniciadas ainda no mês de maio do corrente ano, no dia 15/6/2022 houve a movimentação formal do DPF Calandrini para a DRCC/CGFAZ/DICOR/PF, onde irá coordenar a Unidade Especial de Investigação de Crimes Cibernéticos – UEICC, presidindo trabalhos investigativos sensíveis daquela unidade”, diz nota divulgada pela PF nesta terça-feira (28/6), sobre a troca.

“O próprio servidor manifestou interesse (ainda no mês de maio) em ser movimentado para a nova unidade, para onde irá apenas no mês de julho, permanecendo na presidência da Op. Acesso Pago (IPL do MEC) e outros inquéritos da CINQ/CGRCR/DICOR/PF”, diz ainda o texto.

Denúncia de interferência

Após a deflagração da operação que prendeu o ex-ministro da Educação, o delegado Bruno Calandrini enviou mensagem aos colegas de trabalho denunciando interferência da direção em seu trabalho e dando a entender que Milton Ribeiro ganhou tratamento privilegiado.

“O deslocamento de Milton para a carceragem da PF em SP é demonstração de interferência na condução da investigação. Por isso, afirmo não ter autonomia investigativa e administrativa para conduzir o inquérito policial deste caso com independência e segurança institucional”, diz trecho da mensagem do delegado.

A própria PF abriu inquérito para investigar a denúncia de interferência, que foi um dos fatos que motivaram a ida de parte do inquérito para o âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), já que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que só pode ser investigado lá, é apontado pelo Ministério Público Federal como suspeito de ter informado Milton Ribeiro de que ele poderia ser alvo de uma batida policial.

Na última sexta-feira (24/6), a coluna de Rodrigo Rangel, no Metrópoles, revelou os planos da cúpula da PF de mudar o delegado Calandrini de setor.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?