metropoles.com

PF revela em inquérito que grupo chamava golpe de “churrasco”

Segundo o relatório da Polícia Federal, grupo se referia ao golpe como “churrasco”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida e conversa dos golpistas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida e conversa dos golpistas - Metrópoles - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) relata no inquérito da tentativa de golpe de Estado, que teve sigilo retirado nesta terça-feira (26/11), quem foram os financiadores da invasão dos Três Poderes. O texto ainda revela que o tenente Aparecido Andrade Portela, suplente da senadora e ex-ministra do governo Bolsonaro Tereza Cristina (PP-MS), atuava como mediador entre os financiadores de protestos e o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em uma troca de mensagens obtidas pela PF no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Aparecido Andrade faz cobrança sobre quando o golpe, nomeado de “churrasco”, ocorrerá. “O pessoal que colaborou com a carne está me cobrando se vai ser feito mesmo o churrasco. Pois estão colocando em dúvida a minha solicitação’’, escreveu Andrade.

Como resposta, Mauro Cid diz que “vai sim. Ponto de honra. Nada está acabado ainda da nossa parte”.

O tenente-coronel completa dizendo que, ‘‘se quiser, eu falo com eles…para tirar da sua conta’’ e recebe como resposta de Andrade “se eles vierem aqui em casa, eu ligo, por viva vós (sic) para o senhor. Vamos vencer de alguma forma’’.

No relatório, os investigadores afirmam que a troca de mensagens prova que Mauro Cid “alimenta a esperança de que ainda era possível o golpe de Estado”.

A Polícia Federal reforça que Aparecido Portela é um amigo próximo de Jair Bolsonaro “desde o período em que ambos serviram na cidade de Nioaque (MS), na década de 70”, e revela que, “de acordo com os registros de entrada e saída de pessoas no Palácio do Alvorada, o investigado Tenente Portela realizou ao menos 13 visitas no mês de dezembro de 2022 ao então presidente Jair Bolsonaro, o que evidencia a proximidade de ambos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?