metropoles.com

PF e MTE resgatam jovem de 15 anos em regime de trabalho escravo no PA

Ação realizada em cinco fazendas do Pará encontrou grupo de 225 pessoas em trabalho análogo à escravidão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/MPT
PF foto colorida de mãos de homem sujas em situação de trabalho análogo ao escravo - metrópoles
1 de 1 PF foto colorida de mãos de homem sujas em situação de trabalho análogo ao escravo - metrópoles - Foto: Reprodução/MPT

A Polícia Federal (PF) e a Auditoria Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram um grupo de 225 pessoas trabalhando em regime análogo à escravidão no Pará. Entre os trabalhadores, está um adolescente de 15 anos.

A operação da PF e do MTE, em colaboração com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi realizada entre segunda-feira (28/8) e essa sexta-feira (1º/9).

O adolescente foi imediatamente afastado do trabalho. Segundo a PF, serão adotadas medidas para reparação de direitos. Uma pessoa vai responder a inquérito policial e procedimento do MPT.

A ação teve como alvo cinco fazendas nos municípios paraenses de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Tomé Açu e Terra Alta.

De acordo com a PF e a Auditoria Fiscal do MTE, várias condições de trabalho irregulares foram identificadas nessas fazendas. As vítimas trabalhavam em plantações de açaí, dendê e soja, sem equipamentos de proteção adequados nem contratos de trabalho.

O grupo residia em alojamentos irregulares, com instalações elétricas e banheiros precários. Também não havia controle de horário de trabalho. Os trabalhadores foram identificados e receberão assistência do MPT para que sejam indenizados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?