metropoles.com

PF prende suspeito de ordenar incêndio de helicóptero do Ibama

Aeronaves foram incendiadas no Aeroclube de Manaus. Mandante estaria envolvido com garimpo ilegal em Roraima

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Polícia Federal
helicoptero do ibama queimado
1 de 1 helicoptero do ibama queimado - Foto: Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de prisão e um de busca e apreensão em Goiânia (GO), nesta quarta-feira (2/2), para prender o suspeito de ordenar o incêndio de dois helicópteros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus. Seis envolvidos já foram presos na Operação Acauã.

O suspeito tem envolvimento com garimpo ilegal no estado de Roraima. Segundo a investigação, ele teria orquestrado o incêndio criminoso como represália às ações de fiscalização e repressão à atividade de mineração. A PF tornou pública também a prisão de outros cinco envolvidos: o motorista, dois suspeitos de incendiar as aeronaves e dois responsáveis pelo pagamento dos executores do crime.

Órgãos governamentais repudiaram a ação e afirmaram, em nota, que a tentativa não prejudicará o combate ao desmatamento e outros crimes na região amazônica.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional; e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Ibama e ICMBio, continuarão atuando de forma contundente contra os crimes na região da Amazônia”, diz o comunicado.

O crime ocorreu durante na madrugada do dia 24 de janeiro. O alvo foi um helicóptero do Ibama, de modelo Bll B4, que estava estacionado no Aeroclube, localizado na avenida Professor Nilton Lins, zona Centro-Sul de Manaus. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o local foi invadido por dois homens que atearam fogo à aeronave.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?