PF prende suspeito de matar indígena dentro da terra Yanomami
Garimpeiros armados atiraram contra indígenas na comunidade Uxiu, na terra Yanomami, em abril; uma pessoa morreu e duas ficaram feridas
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF), com apoio da Polícia Militar de Roraima, prendeu, nessa sexta-feira (4/8), um dos suspeitos de efetuar disparos contra indígenas na terra Yanomami, em abril deste ano.
O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Roraima. O homem estava foragido desde junho deste ano.
Governo sobre ataque em terra Yanomami: “Não vamos ceder um milímetro”
Em 29 de abril, garimpeiros armados atiraram contra indígenas da comunidade Uxiu, localizada dentro da terra Yanomami. Na época, um homem de 36 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas.
As vítimas chegaram a ser socorridas por equipes médicas que atuam em Surucucu, unidade referência em saúde na região.
Depois do confronto, equipes da PF, com apoio da Força Aérea e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), conseguiram identificar dois suspeitos pelos disparos.
Desde o início do ano, o governo federal determinou a retirada de todos os garimpeiros ilegais que atuam dentro da terra indígena Yanomami.
A presença dos invasores desencadeou uma série de problemas de saúde e sociais para as comunidades locais, como contaminação dos rios por mercúrio, falta de comida e doenças.