metropoles.com

PF prende organização criminosa e bloqueia R$ 20 milhões do narcotráfico

Em seis meses de investigação, foi identificada a movimentação de 4 toneladas de cocaína do Paraguai para o Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
PF
1 de 1 PF - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (5/11), a Operação Antracnose, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional praticados por organização criminosa estabelecida no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul.

Estão sendo sequestrados mais de R$ 20 milhões em bens do narcotráfico, consubstanciados no sequestro e arresto de dezenas de veículos de luxo e 110 imóveis. Além disso, 111 contas bancárias de pessoas físicas e de empresas foram bloqueadas. Os valores serão contabilizados após o cumprimento das medidas judiciais.

Cerca de 200 policiais federais cumprem 35 mandados de prisão preventiva e 39 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Durante a investigação, que apurou o transporte de cocaína para a região do Vale do Sinos, a Polícia Federal identificou e mapeou os níveis hierárquicos mais altos da organização, além de sofisticada estrutura de lavagem de dinheiro e de prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, que tinham como objetivo o pagamento dos carregamentos de drogas e de armamentos. Os valores eram remetidos para o Paraguai.

Em seis meses de apuração, foi identificada a movimentação de 4 toneladas de cocaína do Paraguai para o Rio Grande do Sul, em carregamentos semanais que variavam de 100kg a 400kg.

No decorrer da investigação, atuando em cooperação policial internacional, foi possível a prisão de uma das maiores lideranças do tráfico de drogas no Rio Grande do Sul. O acusado estava foragido no Paraguai e liderava a organização criminosa alvo da ação de hoje.

Os crimes detectados, até o momento, foram organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico de drogas, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?