PF prende novo suspeito de envolvimento em sumiço no Amazonas
Remo e cartuchos de arma de fogo foram também apreendidos pela PF e seguirão para análise. Suspeito está sendo interrogado
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal no Amazonas prendeu, nesta terça-feira (14/6), um segundo suspeito de participar do desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira na última semana.
Oseney da Costa de Oliveira, 41 anos, é conhecido como Dos Santos na região do Vale do Javari. Ele foi interrogado na noite desta terça-feira e seguirá para audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte. As autoridades já prenderam preventivamente Amarildo da Costa de Oliveira, de 41 anos, o “Pelado”. Os dois seriam irmãos e teriam agido juntos.
Material exclusivo obtido pela Coluna Na Mira, do Metrópoles, antecipou, no último sábado (11/6), que o depoimento de uma nova testemunha colocou o nome de Dos Santos no caso, investigado como homicídio qualificado. Ele teria entrado no barco de Pelado, com uma espingarda calibre 16, e seguido Bruno e Dom.
Também foram apreendidos cartuchos de arma de fogo e um remo, que serão analisados pela PF. Ainda não há informações sobre as circunstâncias em que o objeto foi apreendido.
Veja a nota da PF:
Operação Javari – Nota à Imprensa – 14-06-2022 (1) by Júlia Portela on Scribd
Primeiro preso
Na última quinta-feira (9/6), o pescador Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como Pelado, foi preso de forma provisória, por 30 dias.
Na ocasião, o irmão de Amarildo, Oseney, afirmou à agência internacional Associated Press que o suspeito teria sido torturado pela polícia para confessar a participação no caso. A família continua a dizer que Amarildo é inocente no caso.
A PF já ouviu em posição de testemunha outras pessoas, que foram liberedas.
Buscas
As buscas pelo jornalista e pelo indigenista completaram 10 dias. Além da falta de desfecho sobre o que aconteceu com a dupla, o conflito de versões desencadeia uma série de reações e deixa familiares e amigos perplexos.
A Polícia Federal concentra os esforços em áreas próximas ao Rio Itaquaí, onde objetos pessoais dos desaparecidos foram encontrados. O Brasil e o mundo acompanham com espanto o desenrolar do sumiço.
De acordo com informações da Polícia Federal, as buscas continuam em diversas frentes.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.