metropoles.com

PF prende mulheres suspeitas de abuso sexual contra filhos e sobrinhos

As mulheres mantinham contato com homem pelas redes sociais, que as incentivava a gravar e compartilhar registros dos abusos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
PF policia federal investigará invasão jornalista
1 de 1 PF policia federal investigará invasão jornalista - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta segunda-feira (31/7), cinco mulheres durante operação de combate a crimes sexuais contra crianças na internet.

As suspeitas compartilhavam com um homem vídeos e fotos de abusos sexuais contra os próprios filhos e outras crianças com quem mantinham convívio.

As ações foram realizadas nas cidades de Fortaleza, Maranguape e Juazeiro do Norte, no Ceará; e Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Um outro mandado de prisão foi expedido pela Justiça, mas o suspeito já está preso.

A investigação começou em setembro de 2022, após a PF identificar publicações de um usuário em fóruns da DarkWeb, parte obscura da internet, que favorece o anonimato e os cibercrimes.

O homem, que é psicólogo, tentava convencer mulheres com filhos pequenos para que produzissem e compartilhassem cenas de abuso sexual das crianças. O suspeito foi preso em dezembro do ano passado, em Fortaleza, em outra operação da PF.

Com ele, a polícia apreendeu mais de 12 mil arquivos com os registros dos diálogos com essas mulheres, além de vídeos, fotos e documentos que retratavam de forma explícita os atos criminosos.

A delegada de Polícia Federal Luciana Mota, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, explica que foi um tipo de investigação diferente das que estão acostumadas a fazer, pelo fato de as investigadas serem mulheres e mães. Ela destacou, também, a importância dos Conselhos Tutelares.

As suspeitas serão indiciadas por crimes como o de estupro de vulnerável, além de outros previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Somadas, as penas podem chegar a 45 anos de prisão.

Os agentes cumpriram ainda mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar de afastamento do lar. A Operação Anêmona foi autorizada pela Justiça Federal e tem o objetivo de interromper os abusos, como também proteção, resgate e identificação de vítimas.

Com informações da Agência Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?