PF prende dois em flagrante por queimadas perto de Manaus
Capital amazonense, Manaus registrou pior nível de poluição do ar do mundo na quarta-feira (11/10) devido ao excesso de fumaça
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) prendeu, em flagrante, dois homens envolvidos em queimadas ilegais perto de Manaus (AM). A capital amazonense, nesta semana, está tomada por fumaça e chegou a registrar um dos piores níveis de poluição do ar do mundo.
Eles foram detidos na quarta-feira (11/10) portando motosserras, galões de gasolina e fósforos. Encaminhados para a Superintendência Regional da PF, admitiram ter praticado o mesmo crime anteriormente.
A corporação investiga as causas de queimadas na região metropolitana de Manaus. “Equipes policiais estão fazendo o monitoramento da região por meio de sistemas de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa”, informou a PF.
Após conversa com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou ter mobilizado a Força Nacional para controlar os incêndios florestais no estado.
Informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam novo recorde para este mês, que já tem a maior média histórica de queimadas em outubro para o Amazonas. Durante os primeiros 10 dias, houve registro de 2.684 pontos de calor. Os municípios com mais queimadas são Lábrea (344), Boca do Acre (263) e Novo Aripuanã (245).