PF prende condenado por atos de 8/1 que estava foragido na Argentina
Foragido desde abril de 2024, o homem foi preso pela Polícia Federal (PF) em Cascavel (PR) ao retornar da Argentina para o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) prendeu Moacir José dos Santos, condenado por envolvimento nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). Santos, que estava foragido na Argentina desde abril deste ano, foi localizado em Cascavel (PR) e preso no último sábado (9/11).
Em outubro de 2023, Moacir foi condenado a 17 anos de prisão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Ele foi detido em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante as depredações no Palácio do Planalto. Contudo, fugiu antes da data do julgamento e se mudou para a Argentina.
A prisão de Moacir decorreu de uma operação coordenada pelo Grupo de Capturas da Polícia Federal de Cascavel. Ao ser informada sobre o retorno do foragido ao Brasil, a PF organizou uma operação cautelosa que resultou na sua detenção.
Após retornar ao Brasil, o condenado foi encontrado em Cascavel, sua cidade natal. A localização foi descoberta pelas forças de segurança locais, e a prisão, realizada pela PF, contou com o apoio da Guarda Municipal.
Além da pena de prisão, Santos deverá pagar uma multa estimada em R$ 30 milhões, em conjunto com outros condenados, por danos morais coletivos causados pelos atos de vandalismo e violência.