metropoles.com

PF prende condenado por atos de 8/1 que estava foragido na Argentina

Foragido desde abril de 2024, o homem foi preso pela Polícia Federal (PF) em Cascavel (PR) ao retornar da Argentina para o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Redes Sociais
Imagem colorida - Moacir José dos Santos, condenado pelo envolvimento nos atos golpistas de 8/1 - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida - Moacir José dos Santos, condenado pelo envolvimento nos atos golpistas de 8/1 - Metrópoles - Foto: Redes Sociais

A Polícia Federal (PF) prendeu Moacir José dos Santos, condenado por envolvimento nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). Santos, que estava foragido na Argentina desde abril deste ano, foi localizado em Cascavel (PR) e preso no último sábado (9/11).

Em outubro de 2023, Moacir foi condenado a 17 anos de prisão por crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Ele foi detido em flagrante pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante as depredações no Palácio do Planalto. Contudo, fugiu antes da data do julgamento e se mudou para a Argentina.

A prisão de Moacir decorreu de uma operação coordenada pelo Grupo de Capturas da Polícia Federal de Cascavel. Ao ser informada sobre o retorno do foragido ao Brasil, a PF organizou uma operação cautelosa que resultou na sua detenção.

Após retornar ao Brasil, o condenado foi encontrado em Cascavel, sua cidade natal. A localização foi descoberta pelas forças de segurança locais, e a prisão, realizada pela PF, contou com o apoio da Guarda Municipal.

Além da pena de prisão, Santos deverá pagar uma multa estimada em R$ 30 milhões, em conjunto com outros condenados, por danos morais coletivos causados pelos atos de vandalismo e violência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?