metropoles.com

PF prende 27 pessoas por suposto desvio de verba pública na UFPR

Operação “Research” deve cumprir 73 mandados judiciais. Suspeita é de repasse irregular de recurso a pessoas sem vínculo com a universidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Polícia Federal
pf polícia federal ufpr universidade paraná
1 de 1 pf polícia federal ufpr universidade paraná - Foto: Divulgação/Polícia Federal

Em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15/2) a Operação Research, com o objetivo de apurar a prática de desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O nome da operação é uma referência ao objetivo central das bolsas concedidas pela unidade, destinada a estudos e pesquisas pelos contemplados.

O alvo da investigação, segundo a PF, são repasses, entre 2013 e 2016, irregulares de recursos mediante pagamentos sistemáticos, fraudulentos e milionários de bolsas a inúmeras pessoas sem vínculos com a instituição.

Para cumprir os mandados expedidos pela Justiça Federal do Paraná, cerca de 180 policiais federais, seis servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e quatro dos quadros do TCU estão nas ruas.

São cumpridos 29 mandados de prisão temporária, 8 conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A investigação conjunta reuniu, segundo a PF, indícios concretos da realização de fraudes em pagamentos a título de Auxílio a Pesquisadores, Bolsas de Estudo no país e Bolsas de Estudos no exterior a diversas pessoas desprovidas de regular vínculo de professor, servidor ou aluno da UFPR.

Dois funcionários públicos federais estariam envolvidos nas fraudes e tiveram suas prisões cautelares decretadas. Os investigados alvos de condução coercitiva estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados a fim de prestarem os esclarecimentos necessários. Os presos encontrados no Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro serão levados a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?