metropoles.com

PF: pepita encontrada com Valdemar é rara e veio de fora do Brasil

Análises técnica da PF indicam que a morfologia da pepita não é compatível com o solos e as formações rochosas da Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida pepita de ouro valdemar costa neto
1 de 1 imagem colorida pepita de ouro valdemar costa neto - Foto: Reprodução

A pepita de 39 gramas de ouro encontrada com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é rara e, segundo perícia preliminar da Polícia Federal, foi retirada de um garimpo de fora do Brasil. A peça foi apreendida quando a corporação cumpria mandados de busca e apreensão contra Valdemar em um de seus endereços. As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a PF, as análises técnicas indicam que a morfologia da pepita não é compatível com o solo e as formações rochosas da Amazônia. Por meio do programa Ouro Alvo, a PF tem um banco de amostras de perfis auríferos que permitem identificar a origem do ouro confiscado em operações.

6 imagens
Valdemar da Costa Neto na superintendência da PF, em Brasília, onde estava preso
Valdemar Costa de advogado Marcelo Bessa
Valdemar Costa é presidente do PL
Valdemar da Costa Neto, presidente do PL
1 de 6

Valdemar da Costa Neto na PF

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Valdemar da Costa Neto na superintendência da PF, em Brasília, onde estava preso

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Valdemar Costa de advogado Marcelo Bessa

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Valdemar Costa é presidente do PL

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Valdemar da Costa Neto, presidente do PL

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Reprodução

A pepita encontrada com Valdemar não bate com perfis e amostras colhidos pela PF em diversos locais da reserva Yanomami, alvo constante de invasões garimpeiras.

Conclusão pericial

Segundo a conclusão da perícia, alguns indícios, como o tamanho, apontam que a peça foi retirada da chamada “rocha-mãe” — já que, normalmente, o ouro é encontrado em fragmentos bem menores. Isso também reforçou a suspeita de que ela venha de algum garimpo artesanal, pois, na mineração industrial, as rochas são detonadas com explosivos, o que impede que objetos desse tamanho sejam encontrados.

Os técnicos também apontam que a rocha de origem da pepita seja de formação recente — ou seja, pode ter vindo de algum local próximo a uma cadeia montanhosa, como os Andes, na América do Sul, ou a Costa do Pacífico, nos Estados Unidos e no Canadá. As rochas encontradas na região amazônica são de formação mais antiga.

A análise da PF está em andamento. Nesta semana, a pepita foi submetida a uma máquina de acelerador de partículas que serve para verificar a incrustação de outros minerais no objeto, o que pode fornecer mais detalhes sobre a rocha-mãe.

Ainda conforme o laudo preliminar, a pepita tem teor aproximado de 91,76% de ouro e valeria cerca de R$ 11,6 mil.

“As características da pepita de ouro mineral, tais como o alto teor de ouro, textura, granulometria e a sua composição química e mineral, indicam que se trata de produto aurífero primário, proveniente de retirada direta da jazida, sem processamento, típico de atividade de garimpagem”, conclui o documento.

Pepita apreendida em operação

Valdemar Costa Neto foi alvo da Operação Tempus Veritatis, da PF, que investiga o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em suposta trama golpista para mantê-lo no poder e impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

À época da apreensão, em fevereiro deste ano, Valdemar chegou a ter a prisão preventiva decretada em razão da apreensão da pepita sem origem e de um revólver com o registro vencido, mas foi liberado no dia seguinte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?