PF pede derrubada do perfil hackeado de Janja no X
Um hacker invadiu a conta da primeira-dama do Brasil, Janja, na noite desta segunda-feira (11/12), e fez série de publicações obscenas
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) pediu a derrubada do perfil oficial da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, na rede social X, antigo Twitter. A conta foi invadida na noite deste segunda-feira (11/12) e ficou sob o domínio do invasor das 21h37 até por volta das 22h30, quando a rede social derrubou a conta de Janja.
A corporação foi acionada pelo governo federal e investiga o caso. A Diretoria de Crimes Cibernéticos irá instaurar inquérito policial nesta terça-feira (12/12) para apurar a invasão ao perfil da primeira-dama.
O hacker tem realizado uma série de publicações ofensivas no perfil da primeira-dama. “O Lula é um vagabundo, eu traio ele com o Neymar vai neymar”, escreveu.
Nota de repúdio
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) repudiou o ataque à conta de Janja e informou que a plataforma X foi acionada. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas. Não serão tolerados crimes, discursos misóginos, o ódio e a intolerância nas redes sociais”, informou.
O ministro da Secom, Paulo Pimenta (PT), usou a sua conta no X para afirmar que os responsáveis pelo ataque serão identificados e não ficaram impunes.
“Os covardes que compartilham e comentam destilando seu ódio, preconceito e violência também serão identificados”, publicou Pimenta.