PF: ministros militares citados por Moro vão depor na semana que vem
Serão ouvidos na próxima terça-feira Augusto Heleno (do GSI), Walter Braga Netto (da Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal agendou para a próxima terça-feira (12/05) os depoimentos de três ministros sobre a alegada tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro em investigações da Polícia Federal, acusação feita pelo ex-ministro Sergio Moro ao pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Serão ouvidos os generais Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).
A Polícia Federal também marcou – para a próxima segunda-feira (11/05) – o depoimento do chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, com intuito de esclarecer as supostas tentativas de interferência do presidente Jair Bolsonaro na PF. O processo faz parte do inquérito aberto pelo STF a partir das acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. As informações são do jornal O Globo.
Alexandre Ramagem foi o nome escolhido por Bolsonaro para comandar a PF em substituição ao ex-diretor-geral Maurício Valeixo, mas sua nomeação foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou desvio de finalidade no ato, devido à proximidade de Ramagem com Bolsonaro e seus filhos.
Outros depoimentos
Também para a próxima segunda-feira estão previstos os depoimentos de Valeixo e do ex-superintendente da PF no Rio Ricardo Saadi. Ainda pode haver mudanças na agenda caso eles tenham outros compromissos para a data.
A PF em Brasília irá ouvir os depoimentos de Ramagem e Saadi. Já Valeixo será ouvido em Curitiba, onde está passando férias. Procuradores da equipe do procurador-geral da República Augusto Aras também devem participar dos depoimentos. Os investigadores querem saber se os delegados presenciaram as tentativas de Bolsonaro interferir na PF e sabem quais os interesses do presidente na corporação
Depoimento na quarta-feira
A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) deve ser ouvida pela PF, na quarta-feira (13/05). A parlamentar protagonizou diálogos com Sergio Moro sobre a demissão de Valeixo e uma possível indicação de Moro para o cargo de ministro do STF.