metropoles.com

PF: ministros militares citados por Moro vão depor na semana que vem

Serão ouvidos na próxima terça-feira Augusto Heleno (do GSI), Walter Braga Netto (da Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Polícia Federal agendou para a próxima terça-feira (12/05) os depoimentos de três ministros sobre a alegada tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro em investigações da Polícia Federal, acusação feita pelo ex-ministro Sergio Moro ao pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Serão ouvidos os generais Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

A Polícia Federal também marcou – para a próxima segunda-feira (11/05) – o depoimento do chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, com intuito de esclarecer as supostas tentativas de interferência do presidente Jair Bolsonaro na PF. O processo faz parte do inquérito aberto pelo STF a partir das acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. As informações são do jornal O Globo.

Alexandre Ramagem foi o nome escolhido por Bolsonaro para comandar a PF em substituição ao ex-diretor-geral Maurício Valeixo, mas sua nomeação foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou desvio de finalidade no ato, devido à proximidade de Ramagem com Bolsonaro e seus filhos.

4 imagens
Alexandre Ramagem e Bolsonaro
Delegado Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da PF, teve de retornar antes de "missão" nos EUA
O novo superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, delegado Ricardo Andrade Saadi, fala durante cerimônia de posse, na sede da PF.
1 de 4

Alexandre Ramagem com filhos de Bolsonaro, em festa de Ano-Novo

Reprodução/Instagram
2 de 4

Alexandre Ramagem e Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

Delegado Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da PF, teve de retornar antes de "missão" nos EUA

Reprodução
4 de 4

O novo superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, delegado Ricardo Andrade Saadi, fala durante cerimônia de posse, na sede da PF.

Tomaz Silva/Agência Brasil

Outros depoimentos 

Também para a próxima segunda-feira estão previstos os depoimentos de Valeixo e do ex-superintendente da PF no Rio Ricardo Saadi. Ainda pode haver mudanças na agenda caso eles tenham outros compromissos para a data.

A PF em Brasília irá ouvir os depoimentos de Ramagem e Saadi. Já Valeixo será ouvido em Curitiba, onde está passando férias. Procuradores da equipe do procurador-geral da República Augusto Aras também devem participar dos depoimentos. Os investigadores querem saber se os delegados presenciaram as tentativas de Bolsonaro interferir na PF e sabem quais os interesses do presidente na corporação

Depoimento na quarta-feira 

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) deve ser ouvida pela PF, na quarta-feira (13/05). A parlamentar protagonizou diálogos com Sergio Moro sobre a demissão de Valeixo e uma possível indicação de Moro para o cargo de ministro do STF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?