PF já tem 31 inquéritos para investigar incêndios pelo país
Incêndios que afetam a Amazônia, o Pantanal e, mais recentemente, São Paulo estão sendo investigados pela Polícia Federal (PF)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) abriu cerca de 31 inquéritos para investigar os incêndios que atingem a Amazônia, o Pantanal e, agora, o estado de São Paulo. Segundo o diretor-geral do órgão, Andrei Rodrigues, durante coletiva realizada neste domingo (25/8), ainda é cedo para “afirmar o envolvimento do crime organizado” nas ações relacionadas aos fogos.
“Nós trabalhamos de maneira bem integrada, com Ibama, ICMbio e outras agências parceiras”, afirmou o diretor-geral da PF.
Andrei informou que 15 delegacias foram mobilizadas no interior de São Paulo, sob coordenação da Diretoria de Amazônia e Meio Ambiente em Brasília, para identificar a “questão envolvendo as queimadas” no estado.
Ao todo, 29 inquéritos estão em andamento sobre a Amazônia e o Pantanal, enquanto dois são referentes ao estado de São Paulo, sendo formalizado um processo dentro da Polícia Federal.
Veja vídeo:
De acordo com o diretor, um inquérito já foi instaurado em São Paulo e o segundo está em fase de instauração, ambos com o fim de investigar incêndio criminosos que afetam áreas federais, como aeroportos.
A operação da sala de situação envolve diversos órgãos governamentais, como Ibama, ICMBio, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Defesa, Marinha e os Corpos de Bombeiros dos estados.