metropoles.com

PF investiga se Braga Netto tentou captar militares para golpe

Ex-ministro é investigado por tentar captar Kids Pretos, para um possível golpe de Estado a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
vídeo General Braga Netto, durante coletiva de imprensa - metrópoles
1 de 1 vídeo General Braga Netto, durante coletiva de imprensa - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ex-ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto (PL), é investigado pela Polícia Federal (PF) por tentar captar militares das Forças Especiais do Exército, os chamados Kids Pretos, para um possível golpe de Estado a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a PF, a organização criminosa que arquitetou o golpe de Estado era composta por seis núcleos. Desses, Braga Netto estava em duas frentes, responsáveis por incitar e influenciar militares a aderirem ao plano. A informação foi divulgada pela Reuters e confirmada pelo Estadão.

Ensaio do golpe

Uma reunião no apartamento do então ministro da Casa Civil, em Brasília, no dia 12 de novembro de 2022, é considerada peça-chave no inquérito pelos investigadores. Os participantes teriam discutido os valores para financiar hotel, alimentação e material de manifestantes bolsonaristas, incluindo militares.

A Polícia Federal investiga quem participou do encontro, presencialmente e por videoconferência. Maria Aparecida Villas Bôas, esposa do ex-comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, teria participado on-line.

Mensagens obtidas pela PF durante a investigação mostram que o tenente-coronel Mauro Cid, à época ajudante de ordens de Bolsonaro, ajudou a organizar protestos no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 15 de novembro de 2022, data da Proclamação da República, e prometeu suporte das Forças Armadas para garantir a segurança dos manifestantes.

O tenente-coronel ofereceu R$ 100 mil para cobrir gastos com hospedagem e alimentação de manifestantes, além de materiais, e orientou que pessoas fossem trazidas do Rio.

Suporte

A PF identificou ainda um segundo encontro, também em Brasília, que teria sido marcado com o objetivo específico de arregimentar militares simpáticos ao plano golpista. Naquele momento, os aliados do ex-presidente estariam em busca de suporte para impedir a posse de Lula e para restringir uma reação do Poder Judiciário, conforme os relatórios do inquérito.

A reunião aconteceu no dia 28 de novembro de 2022, em um salão de festas na Asa Norte, e teria sido articulada por Mauro Cid e o coronel Bernardo Romão Correa Neto. “Só chamamos os FE (Forças Especiais)”, confidenciou o coronel ao assessor de Bolsonaro em mensagem no WhatsApp.

A PF suspeita ainda que a reunião serviu para o grupo redigir uma carta para pressionar o então comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, a aderir ao golpe de Estado após a vitória de Lula na eleição.

O ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército (Coter), general Estevam Theóphilo, e seu assistente, o coronel Cleverson Ney Magalhães, foram questionados pela PF sobre a reunião, durante os depoimentos prestados no mês passado. O general negou ter participado do encontro. Já o assistente declarou que a reunião não passou de uma “confraternização informal”.

Theóphilo foi apontado pela Polícia Federal como o “responsável operacional” por convocar as Forças Especiais do Exército para prender o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em depoimento, disse que não sabia do plano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?