metropoles.com

PF investiga fraudes em contratos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ

Policiais cumprem 10 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio, Duque de Caxias e Rio Bonito. Valores chegam a R$ 6 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação Polícia Federal
Operação da Polícia Federal no Ipub da UFRJ
1 de 1 Operação da Polícia Federal no Ipub da UFRJ - Foto: Divulgação Polícia Federal

Rio de Janeiro – A Polícia Federal deflagrou a Operação Pronta Emergência, que investiga irregularidades em contratos públicos fechados pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ), por meio de dispensa de licitação. Os recursos públicos federais somam mais de R$ 6 milhões.

A ação conta com a participação de 35 policiais federais, que cumprem 10 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Rio Bonito. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e os investigados respondem pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação. Na operação foram apreendidos celulares, computadores e diversos documentos.

Quanto às suspeitas envolvendo o direcionamento das dispensas de licitação do Ipub/UFRJ foram destacados no relatório de auditoria realizado pela própria universidade: (a) incoerência entre preços demonstrados em propostas; (b) ausência de mapa comparativo das propostas; (c) propostas semelhantes, apresentando o mesmo visual, carimbos e logotipos; (d) conexão entre empresas contratadas por unidades da UFRJ, com os mesmos endereços, sócios, e-mail, telefone, CNPJ.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?