metropoles.com

PF investiga esquema de corrupção no Ministério do Turismo e Sistema S

Alvos de operação deflagrada nesta terça (19/2) são empresários que teriam recebido cerca de R$ 400 milhões em convênios nas duas áreas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Policia Federal
1 de 1 Policia Federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Um grupo de empresas sob o controle de uma mesma família é alvo da Operação Fantoche, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (19/2). Os policiais investigam suposto esquema de corrupção envolvendo contratos firmados com o Ministério do Turismo e o “Sistema S”.

De acordo com a PF, a organização era voltada para a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos. Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões.

A polícia cumpre 40 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão temporária, no Distrito Federal, em Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Alagoas e na Paraíba. A PF informou que os empresários atuaram de forma contínua, desde 2002, executando contratos firmados por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades vinculadas ao “Sistema S”  – instituições corporativas voltadas a treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica.

A ação conta com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU). Estão nas ruas 213 policiais federais e oito auditores da Corte de Contas. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, que ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.

Aguarde mais informações

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?