metropoles.com

PF investiga desvio de R$ 8,5 milhões de programa alimentar em PE

Operação apura atuação de organização criminosa ligada ao programa Leite de Todos. A iniciativa distribui leite a mais vulneráveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PF
agentes da PF e CGU cumprindo mandados em pernambuco- metropoles
1 de 1 agentes da PF e CGU cumprindo mandados em pernambuco- metropoles - Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação, na manhã desta quarta-feira (30/11), para investigar organização criminosa ligada a uma grande empresa de laticínio de Pernambuco, acusada de desviar verbas do programa Leite de Todos. A iniciativa tem como objetivo incentivar a produção pecuária familiar local e reduzir os riscos de insegurança alimentar no estado.

Em parceria com a Controladoria Geral da União, serão cumpridos 36 mandados de andados de busca e apreensão, dos quais 17 estão localizados na capital, Recife. Os demais estão distribuídos nos municípios de Águas Belas, Gravatá, Garanhuns, Itaíba, Passira, Pesqueira, Olinda, Bom Jardim e Frei Miguelinho.

A apuração foi iniciada após o recebimento do relatório de fiscalização do Tribunal de Contas de Pernambuco. Segundo a PF, o documento “apontou indícios robustos e desvio de verbas públicas o que, somente no ano de 2020, teriam resultado em prejuízo de aproximadamente R$ 8,5 milhões de reais”.

A operação Lácteos tem como objetivo desarticular a organização criminosa ligada ao laticínio. Segundo a apuração, a empresa obteve, a partir de uma cooperativa fechada, uma contratação milionária com a Seretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco para execução do programa estadual.

Os acusados podem responder pelos crimes de estelionato, peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro e crime contra saúde pública, cujas penas máximas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?