PF incinera 95 mil pés de maconha durante operação no Maranhão
A quarta fase da operação Fusariam foi deflagrada na manhã desta quinta (5/8) e tem o objetivo de erradicar plantações da erva
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal deflagrou uma operação contra o tráfico de drogas na região Oeste do Maranhão na manhã desta quinta-feira (5/8). A quarta fase da operação Fusarium tem o objetivo de erradicar plantações de maconha. Além do Maranhão, as ações foram realizadas nos estados de Pernambuco e Bahia e no Paraguai.
Os agentes incineraram 95 mil pés de maconha, assim como 11.580 mudas e 9.000 sementes da planta, encontradas nas terras indígenas de Alto Turiaçu e Alto Rio Guaraná, no Maranhão.
De acordo com o portal Alagoas 24 horas, agentes também encontraram no local quase 500 quilos de maconha prontos para o tráfico. Somando tudo que foi apreendido, a PF incinerou cerca de 32 toneladas de material.
O objetivo da operação, segundo a Polícia Federal, é conseguir reduzir a produção e oferta de maconha no estado maranhense, além de desarticular a comercialização de drogas, identificar envolvidos, individualizar condutar ilegais e agir na movimentação financeira dos criminosos da região.
Os agentes utilizaram imagens de satélites do Programa Brasil MAIS para identificar plantações ilícitas em regiões de mata. Essa tecnologia permite acesso e compartilhamento de imagens diárias de mais de 130 satélites.
Aproximadamente, 75 policiais federais participaram da operação, sem contar com servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.
A ação também teve o apoio de três helicópteros, sendo dois da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP) e um do Ibama.
Fusarium, o nome da operação, faz alusão à fusariose, uma doença infecciosa causada por um fungo encontrado principalmente em plantações.