metropoles.com

PF finaliza inquérito que deve indiciar Bolsonaro e generais por golpe

PF conclui nesta quinta (21/11) o chamado “inquérito do golpe”. Lista de indiciados deve envolver dezenas de integrantes do governo anterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt; Igo Estrela; Hugo Barreto/Metrópoles
Vadelmar O ex-presidente Jair Bolsonaro e os ex-ministros Augusto Heleno e Walter Braga Netto
1 de 1 Vadelmar O ex-presidente Jair Bolsonaro e os ex-ministros Augusto Heleno e Walter Braga Netto - Foto: Vinícius Schmidt; Igo Estrela; Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deve concluir o inquérito da tentativa de golpe no Brasil nesta quinta-feira (21/11) e a expectativa é que a investigação termine com dezenas de indiciados. Entre os nomes cogitados, estão, por exemplo, o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dos generais Braga Netto e Augusto Heleno e, também, do ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem.

A previsão é que a lista seja concluída na manhã desta quinta, conforme apurado pelo Metrópoles. A investigação se refere à tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022. A lista final de envolvidos elencará em torno de 40 pessoas, entre figuras políticas, militares e ex-assessores do antigo governo.

Os crimes atribuídos aos indiciados deverão ser abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Até então, a lista de nomes permanece em sigilo e será encaminhada, ao fim do inquérito, ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é que o relatório da PF tem mais de 700 páginas.

Além de apurar a tentativa de golpe em 2022, a investigação abordou, ainda, desde o uso da estrutura pública para obtenção de vantagens até os ataques virtuais a opositores, às instituições, às urnas eletrônicas e à integridade do processo eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?