metropoles.com

PF e órgãos dos EUA buscam CACs por tráfico internacional de munição

PF aponta que morador de Goiânia recebeu mais de 12 mil munições de uso restrito, compradas nos EUA e que seriam distribuídas em GO

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PF
imagem colorida operacao pf contra trafico de munições goias
1 de 1 imagem colorida operacao pf contra trafico de munições goias - Foto: Divulgação/PF

Goiânia – A Polícia Federal (PF), a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations) e a Agência de Aduanas e Proteção de Fronteiras (Customs and Border Protection) dos Estados Unidos deflagraram, na manhã desta quinta-feira (29/2), a Operação Golden Gate. O objetivo é o combate ao tráfico internacional de munições.

São cumpridos sete mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Goiânia (GO) e Trindade, na região metropolitana da capital goiana, um mandado de busca e um de prisão, na cidade de São Francisco (Califórnia), nos Estados Unidos.

7 imagens
1 de 7

Divulgação/PF
2 de 7

Divulgação/PF
3 de 7

Divulgação/PF
4 de 7

Divulgação/PF
5 de 7

Divulgação/PF
6 de 7

Divulgação/PF
7 de 7

Divulgação/PF

De acordo com a PF, os mandados judiciais são cumpridos nas casas de investigados responsáveis pelos contêineres e daqueles que realizaram a compra das munições nos Estados Unidos.

Já nos EUA, são cumpridos de forma simultânea um mandado de busca e de prisão contra um goiano, responsável pela logística de remessa dos contêineres com munições, dos Estados Unidos para o Brasil.

Até o momento, duas pessoas foram presas em flagrantes no Brasil, 15 mil armas foram apreendidas, mais de US$ 61 mil, porém, as munições ainda não foram contadas. Segundo a PF, são milhares.

Operação da PF a partir de apreensão de munições clandestinas

De acordo com a investigação, em setembro de 2021, durante fiscalização da Receita Federal no Porto de Santos (SP), mais de 12 mil munições de uso restrito foram encontradas em um contêiner proveniente dos Estados Unidos, destinado a um morador de Goiânia.

As munições foram adquiridas nos Estados Unidos e estavam acompanhadas de notas fiscais de compra emitidas naquele país, em nome de moradores de Goiás.

A partir dessa apreensão, a PF e a Agência de Investigações de Segurança Interna identificaram que dezenas de outros contêineres, provenientes dos Estados Unidos, também destinados a moradores de Goiás, adotaram o mesmo padrão de remessa nos meses seguintes.

Conforme a corporação, as munições de arma de fogo são produtos controlados e sua importação para o Brasil depende de prévia autorização do Exército Brasileiro.

Apesar de terem sido adquiridas legalmente no exterior, as munições foram enviadas de forma clandestina ao Brasil, em contêineres com conteúdo autodeclarado como “mudança de pessoa física”, sem a prévia autorização do Exército Brasileiro e sem comunicação do transporte às autoridades norte-americanas e brasileiras.

CACs com registros suspensos

Os investigados são colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) perante o Exército Brasileiro. Em razão da investigação, tiveram seus registros suspensos e a determinação de apreensão de suas armas de fogo e munições. Eles responderão pelos crimes de organização criminosa e de tráfico internacional de munições.

O nome da operação é uma alusão à ponte cartão-postal da cidade de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, local de aquisição das munições pelos investigados e onde funcionava a logística de remessa clandestina das munições para o Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?