PF entrega ao Museu Oscar Niemeyer obras apreendidas em operação
Foram identificadas peças de diversos artistas plásticos como Adriana Varejão, Alfredo Volpi, Anna Bella Geiger, Beatriz Milhazes, e outros
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal entregou, na tarde desta quinta-feira (14/1), aproximadamente 100 obras de arte ao Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. As obras foram apreendidas na última terça-feira (12/1), durante a 79ª fase da Operação Lava Jato, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, em cinco cidades do Brasil.
Foram identificadas peças de diversos artistas plásticos, como Adriana Varejão, Alfredo Volpi, Anna Bella Geiger, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, Iberê Camargo, Mariana Palma, Renê Machado, Sandra Cinto e Vik Muniz, entre outros. As peças passarão por análise pericial, para atestar a originalidade, bem como as condições atuais de cada uma delas.
O lote se soma a outros 230 trabalhos que já haviam sido destinados ao museu em fases anteriores da Lava Jato. Entre as obras apreendidas, 31 fazem parte da exposição Luz = Matéria, em cartaz atualmente no MON.
Operação
A nova fase da Lava Jato investiga operações de lavagem de dinheiro por meio de imóveis e obras de arte e pagamentos de propina na Transpetro. Os mandados foram cumpridos nos endereços de dois filhos do ex-ministro Edison Lobão, Márcio Lobão e Edison Lobão Filho. O pai não é alvo da operação.
Foram cumpridos três mandados no Rio de Janeiro, dois mandados em Brasília, dois em São Luis do Maranhão, dois em São Paulo e um em Angra dos Reis. Também foram apreendidos carros de luxo e um helicóptero em São Luís, no Maranhão.