metropoles.com

PF e MPF cumprem mandados contra esquema de alvarás falsos no Rio

Documentos ilegais beneficiaram Filipe Barbieri, um dos maiores traficantes de armas do mundo, e a sequestradora Gilmara Amorim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Circuito interno de câmeras Seap
João Filipe Barbieri saindo da prisão com alvará falso na mão
1 de 1 João Filipe Barbieri saindo da prisão com alvará falso na mão - Foto: Reprodução/Circuito interno de câmeras Seap

Rio de Janeiro – A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) fazem, na manhã desta quarta-feira (24/3), uma operação contra o esquema que falsificava alvarás para soltar presos no Rio de Janeiro. Uma advogada, com documentos falsos, foi presa na Vila Valqueire, zona oeste do Rio.

Na Operação Camaleão.com são quatro mandados de prisão e 16 de busca e apreensão em endereços nas cidades de Niterói, São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio), São João de Meriti (Baixada Fluminense) e Belo Horizonte (MG). Entre os alvos estão alguns advogados.

No início deste mês, uma força-tarefa da Polícia Civil do Rio e da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) prendeu cinco suspeitos de participação nas falsificações.

Alvarás de soltura falsificados

Segundo a Seap, cerca de 40 mandados falsos foram expedidos no Rio de Janeiro. Entre os beneficiados que deixaram a prisão pela porta da frente, está João Filipe Barbieri, um dos maiores traficantes de armas do mundo. Ele é enteado de Frederick Barbieri, considerado o “Senhor das Armas”, que está preso nos Estados Unidos.

Outra que também aproveitou o esquema ilegal foi Gilmara Monique Amorim. Ela está condenada a mais de 18 anos de prisão por sequestro e assalto a banco. A mulher faz parte de um grupo acusado de planejar e executar mais de 10 assaltos a bancos no Rio. Gilmara voltou para a cadeia no último dia 3.

Segundo especialistas ouvidos pelo Metrópoles, esse documentos poderiam ser facilmente flagrados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?