PF e Ibama apreendem cerca de 30 mil toneladas de manganês
Segundo as investigações, o minério apreendido não tem documentação e ficará no terreno até definição do destino dele pela Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, nessa sexta-feira (7/6), cerca de 70 mil toneladas de manganês em Barcarena, no Pará. O minério estava em um sítio que funcionava como porto clandestino.
Na indústria, o manganês é utilizado, em especial, para fabricação de ligas metálicas, palitos de fósforo, vidros e fogos de artifício.
A apreensão partiu de diligência do Grupo de Policiamento Marítimo (Gepom/PF), em conjunto com agentes do Ibama. Em seguida, a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente foi acionada e dará andamento nas investigações.
Confira o minério encontrado:
Segundo a PF, o minério não tinha qualquer documentação. Um inquérito foi aberto para investigar a origem da extração do manganês, o destino final e as pessoas envolvidas no caso.
O minério apreendido ficará no local onde foi encontrado, sob responsabilidade do dono do terreno, até que a Justiça defina o destino final dele.
É a segunda apreensão de manganês nesta semana no estado. Na quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, a PF apreendeu 23 toneladas do minério extraído ilegalmente no município de Marabá, no sudeste do Pará.