PF e CGU realizaram 116 operações sobre fraudes na pandemia
Levantamento foi feito pelo governo federal. Foram realizadas cerca de oito operação por mês
atualizado
Compartilhar notícia
A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) realizaram ao menos 116 operações para apurar fraudes de gestores de estados e municípios sobre recursos destinados ao combate à Covid-19.
Os dados foram levantados pelo governo federal. Na prática, foram realizadas, em média, 8 operações por mês desde abril de 2020.
As investigações envolvem, por exemplo, a compra de respiradores, o superfaturamento de preços, a construção de hospitais de campanha, e os insumos comprados com dinheiro público que não foram entregues.
Há registros de operações realizadas em 26 unidades federativas. O número também inclui ações realizadas contra fraudes no auxílio emergencial.
Entre as ações está a Operação Placebo, que teve, em maio de 2020, mandados de busca e apreensão contra o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC), por suspeitas de fraude em licitações na Saúde do estado.
Em 30 de abril deste ano, o Tribunal Especial Misto aprovou de forma unânime o impeachment de Witzel, que estava afastado do governo desde a Placebo.
Leia a lista das operações realizadas contra o desvio de recursos destinados ao combate à covid:
Operações (Fraudes e Corrupção Da Covid-19) – 31 Mai by Tacio Lorran Silva on Scribd